Quando vai ao mercado e se depara com os itens no caixa, em quantas vezes já levou algum deles? Posso te garantir que, tirando os momentos de pressa, na maioria das vezes você acaba levando pelo menos uma balinha. Este é o famoso impulso.
Temos nossas manias, costumes, preferências e afins que tendenciam na hora de fazer uma compra, mas nenhum deles esta ligado ao impulso que, segundo o dicionário Aurélio, seria uma "necessidade imperiosa, muitas vezes irresistível, que pode levar á praticar atos descontrolados ou irrefletidos." ou seja, uma compra não planejada que impacta e muito no seu orçamento, mesmo que sejam pequenas coisas, como uma bala, a de se destacar que de grão em grão a galinha enche o papo. Tais compras irrefletidas são muito bem pensadas por aqueles que estão a vender, existem pessoas que ganham muito dinheiro fazendo com que outras comprem algo que não precisem, um caso bem explicito é a TV, que através de propagandas, comerciais, ou até mesmo novelas, influencia aquele que esta assistindo a comprar determinado produto.
Por isso, pense bem antes de comprar qualquer coisa para que ela não esteja sendo adquirida por simples impulso, lembre-se do seu bolso e do seu planejamento financeiro, pequenas ações impactam em grandes números na hora da sua economia. Pare e pense: você realmente precisa disso?
Comments