Você, com toda certeza, possui algum costume que inconscientemente acaba atrapalhando na hora de possuir uma vida financeira mais tranquila. A grande dificuldade é encontrar qual é, e abandona-la. Mas como?
Um costume ou uma crença são coisas que você costuma fazer com regularidade, e quase sempre nem percebe. Um planejamento ideal financeiro requer uma capacidade de saber controlar ações impulsivas e ter o pleno domínio das suas contas, e algo que atrapalha muito na hora de começar um planejamento são os costumes. Para descobrir se você possui ou não um costume, basta tentar observar todas as suas ações em um mercado, por exemplo, onde possui diversos atrativos que, como já comentado em outras colunas, atrapalham no seu bolso. A partir do momento em que você descobre esse seu costume, vem a parte difícil, que é tentar controla-la ou abandona-la. É neste ponto onde, geralmente, as pessoas param, deve-se levar sempre em mente o propósito para uma vida financeira estável. “Será que realmente este seu costume é importante para você?”, se a resposta for negativa, você já tem uma solução e um motivo para parar, se a resposta for positiva, busque se controlar, ou abandonar aos poucos.
Os costumes vêm, geralmente, desde criança, e abandona-los é algo extremamente difícil, mas é extremamente possível, basta determinação, foco e disciplina. Aliás, determinação, foco e disciplina são coisas que se deve praticar em tudo que faz, para que no final, mesmo se não der certo, sua consciência estará com o pensamento: “Fiz o meu máximo para alcançar meu objetivo!”.
Comments