Um leitor me fez a seguinte pergunta: "Possuo cartão de crédito, porém todo mês sou surpreendido com um valor indesejável da fatura do mesmo. Não consigo cancela-lo, já que tenho diversas dividas parceladas nele, e também porque não consigo guardar dinheiro suficiente para comprar um celular, por exemplo. Como devo proceder?"
Primeiramente, obrigado por compartilhar uma duvida sua comigo e, principalmente, com todos os leitores. Em segundo, gostaria de destacar que a sua situação é uma situação muito comum, onde possuímos o cartão de crédito, possuímos varias contas a longo prazo (como eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos mais caros) e também é a única opção caso queira compra-los, e que não é fácil desapegar deste costume de trocar desejos por necessidades. Para sua pergunta, a primeira coisa que te indico é fazer uma tabela de gastos do cartão de crédito no qual, você irá anotar todos os pagamentos feitos com o cartão, não importa se são pequenos ou grandes, assim, você garantirá que não será surpreendido de novo quando sua conta chegar. Em relação as compras de longo prazo (parceladas), indico que use com sabedoria, a partir do momento que você fizer a tabelinha e saber exatamente quanto esta gastando, fica mais fácil se planejar para uma nova compra parcelada, ou ainda, buscar poupar valores e comprar a vista estes produtos (que sempre sai mais barato devido ao seu poder de barganha).
Resumindo, se organize a partir da tabela de gastos e busque consciência na hora de fazer uma nova divida, na verdade, eu desaprovo a utilização com frequência do cartão de crédito, mas entendo que as vezes ele é necessário, então use-o com sabedoria. O cartão de crédito deve ser uma ferramenta para emergências e grandes necessidades, ele não possui dinheiro infinito, uma hora a conta chega, e ela não vem sozinha, vem com o "tal" do JUROS...
Envie suas duvidas para meu email que eu respondo, ou no próprio email, ou aqui na coluna!
Comments